segunda-feira, 19 de julho de 2010

A cidade mais fria do Brasil


Situada a 1.360m de altitude, São Joaquim - SC, é considerada a "Cidade Mais Fria do Brasil", sendo famosa pela neve que cai a cada inverno. Aqui mesmo no Brasil tropical, é possível presenciar esse mágico fenômeno da natureza. Nos meses do inverno, entre maio e agosto, São Joaquim é tomada por temperaturas de até -10º, geadas, nevoeiros intensos e a tão esperada neve, que a cada ano, pelo menos duas a três vezes, dá o ar de sua graça. E quando ela chega é anunciada pelo vento sul. Além do cenário tipicamente europeu, o município é um misto de cultura, diversidade étnica, tradição e natureza.
Mas não é apenas no inverno que São Joaquim é interessante. Em cada estação do ano é possível vivenciar uma sensação diferente. Na primavera, a florada das macieiras e das cerejeiras propiciam um espetáculo a parte, enchendo os olhos e o ar com o suave e adocicado perfume das flores.
No verão, o clima ameno e o ar puro, aliados à tranqüilidade das pousadas rurais, fazem da cidade um lugar ideal para o descanso e o encontro com a natureza. Também é nessa época que se pode provar o mel serrano, que pela sua pureza e sabor já foi premiado internacionalmente.
Até o início da década de 70, a economia do município era fundamentada na pecuária, mas a partir de daí teve um grande impulso com a cultura da maçã, e hoje São Joaquim é o terceiro produtor da fruta no estado, contando com mais de 600 pequenos produtores.

Um comentário:

  1. Se não me engano a foto é de uma nevasca de Chapecó que aconteceu em 1965, não de São Joaquim. Não confie no Google, confie nos sites que o Google fornece, olhe no site de onde tirou a foto para se certificar de que supra suas expectativas. Belo blog, porque parou?

    ResponderExcluir