segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Frio de Yakutsk

Yakutsk, capital da região de Yakutia, na Sibéria, é a cidade mais fria do mundo. Durante o inverno a temperatura média fica em torno de 50º C negativos. Por ser uma das regiões mais geladas da Sibéria, Yakutsk servia como prisão/asilo para condenados políticos na época da Revolução Russa, em 1917.










Localização de Yakutia no globo terrestre.










Durante o pico de inverno, a temperatura média chega aos 50ºC abaixo de zero, verdadeiro tormento para qualquer um - até para os já acostumados com os rigores da região. Para se ter uma brevíssima ideia do tamanho do problema, a estrada que leva a Yakutia só pode ser enfrentada com alguma chance de sucesso durante a estação mais fria, que é quando os rios e os lagos estão congelados. Isto porque boa parte da viagem é feita sobre o gelo - com correntes nas rodas.

Sem o gelo, a estrada se torna um lamaçal digno de ralis off-road.

O medo de que os motores congelem e não "peguem" mais leva os caminhoneiros que se aventuram pela região (levando mantimentos para Yakutsk e adjacências) a viajar sempre em comboios. Muitas vezes, eles mantêm seus veículos ligados por até duas semanas.

Quer mais? Pois anote: recomenda-se evitar usar óculos enquanto se caminha nas ruas da cidade, porque o frio é tão intenso que ele congelará e você não conseguirá tirá-lo do rosto depois...

Mas, e o verão, não tem? Bom, fazendo justiça à piada britânica, parece que, no ano passado, caiu numa terça-feira... Brincadeiras à parte, a região de Yakutia tem entre duas e três semanas de calor. E calor, mesmo, pois os termômetros podem atingir os 30ºC sem problemas. É quando os habitantes de Yakutsk, tal qual a formiga da historinha infantil, se abastecem para o longo inverno...


Nenhum comentário:

Postar um comentário